• info@rederso.pt

8ª Convenção RSO PT

Realizou-se no dia 19 de Maio de 2016, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a 8ª Convenção da Rede RSO PT, com o tema central “Pensar Portugal, a Economia e a Responsabilidade Social das Organizações”.


Aprender, trabalhar e competir em contexto de globalização coloca novos imperativos às pessoas, às empresas e às organizações em geral. São imperativos relacionados com os desenvolvimentos tecnológicos, incluindo os que estão a emergir com a 4ª revolução industrial (indústria 4.0); novos desafios societais; a qualificação, o emprego, a empregabilidade e o empreendedorismo; a inserção em cadeias globais de valor (CGV); as reconfigurações geoeconómicas em curso, entre outros. De igual modo, o bom desempenho das empresas e das organizações passa, cada vez mais, pela sua capacidade de integrarem a responsabilidade social como uma dimensão ativa das suas estratégias, valorizando nomeadamente o desenvolvimento sustentável, a ética, os direitos humanos, sociais e laborais, a igualdade de género e a integração das preocupações do(a)s consumidore(a)s e utentes nos negócios e nas atividades que as empresas e outras organizações desenvolvem.

Os três painéis em que estruturaram a 8ª Convenção Anual da REDE RSO PT procuraram evidenciar a importância que a valorização do binómio “economia e responsabilidade social das organizações” deve ter para se atingirem objetivos relacionados com uma economia mais competitiva, com mais e melhor emprego, com mais coesão económica, social e territorial.

O 1º Painel “Pensar a Economia, a Competitividade e Mobilizar as Partes Interessadas”, sinalizou os desafios a que a economia portuguesa tem que fazer face a diferentes níveis: nova carteira de atividades, bens e serviços; inovação e competitividade; desenvolvimentos tecnológicos associados à indústria 4.0; educação, ciência e tecnologia; sustentabilidade; acesso aos mercados, entre outros. A relevância estratégica da responsabilidade social e a mobilização das diferentes partes interessadas foi claramente evidenciada.

O 2º Painel “A Economia e as Boas Práticas de Responsabilidade Social das Organizações” permitiu um olhar sobre as “boas práticas de responsabilidade social” apresentadas diretamente pelas empresas e outras organizações que as protagonizam, sublinhando como as mesmas criam valor económico e social. Foi feita a assinatura do ”Ato formal de adesão da Rede RSO PT à Aliança ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” um tema relevante na agenda internacional.

O 3º Painel foi totalmente focalizado na “REDE RSO PT”. Este espaço foi reservado para se fazer, não só o balanço das atividades desenvolvidas durante o ano, mas, acima de tudo, para definir a estratégia e políticas da RSO PT a serem seguidas no futuro. Assim, numa segunda parte deste espaço, as pessoas organizarão em grupos de trabalho para uma reflexão, reportando no fim as conclusões e perspetivas de futuro para a REDE RSO PT.

O painel encerrou com a apresentação das conclusões da 8ª Convenção Anual da REDE RSO PT.


Programa 8ª Convenção RSO PT