• info@rederso.pt

Quem Somos

A Rede RSO PT – Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações é uma estrutura aberta, multissectorial e multifuncional, que agrupa Instituições de Referência do mundo empresarial e da sociedade civil em Portugal, que promove a responsabilidade social das organizações.

No âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária EQUAL, entre 2006 e 2007, desenvolveu-se uma atividade pioneira neste domínio, de grande importância para o futuro: a criação de uma Rede Temática de Responsabilidade Social, constituída por promotores de projetos financiados por este Programa, cujos objetivos e outputs envolvem parcerias de Associações, Empresas, Institutos Públicos, Universidades, IPSS’s, ONGs e outras instituições para o desenvolvimento, operacionalização e incorporação de conceitos e ferramentas de responsabilidade social nas organizações.

O reconhecimento desta participação levou a que se decidisse institucionalizar a Rede RSO PT, com o apoio do EQUAL, com vista à sua continuidade e alargamento.

​Atualmente, a Rede RSO PT integra a Global Compact Network Portugal e a Aliança Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tem como principal prioridade promover as diferentes dimensões da Responsabilidade Social e contribuir de forma significativa e real para a implementação de políticas e práticas sustentadas na gestão das organizações, independentemente da atividade, dimensão ou localização. A Rede RSO PT assume-se como uma estrutura aberta, multissetorial e multifuncional, que integra organizações comprometidas com o tema da Responsabilidade Social.

É uma plataforma de encontro, aprendizagem, criação, partilha e disseminação de conhecimento e práticas relacionadas com a Responsabilidade Social das Organizações, funcionando com:

  • Grupos Temáticos de Trabalho que concebem e desenvolvem produtos e atividades;
  • Grupos Consultivos constituídos por especialistas que dão apoio num vasto leque de áreas relacionadas com a sustentabilidade e responsabilidade social (Task-Force);
  • Um Observatório que tem a responsabilidade de monitorizar indicadores de RSO e validar as boas práticas das organizações aderentes (recolha, análise e disseminação de indicadores e práticas de responsabilidade social).