Webinar – A Vida e o Trabalho em Tempos de Crise: Encontrar caminhos. Conclusões
Março 17, 2021

Debate “Às Portas do Metaverso”

Oportunidades e Desafios do Futuro da digitalização para as Empresas e os Consumidores

Reconhecendo as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho decorrentes das oportunidades e desafios da transição energética e digital, o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Práticas Laborais da Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações está a promover um ciclo de debates virtuais ao longo de 2022, com a moderação de estudantes voluntários do curso de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Com o progresso tecnológico, a Internet tem sofrido várias evoluções. Em poucas décadas assistimos à expansão da Internet aos telemóveis, gadgets, eletrodomésticos e até ao vestuário. A realidade aumentada e a virtual deixaram de ser ideias futuristas e são cada vez mais parte do nosso quotidiano, existindo atualmente gigantes da tecnologia a desenvolver equipamentos e plataformas que preveem a sua utilização em larga escala, e com diversas aplicações, do entretenimento à produção industrial. Também outros derivados do progresso tecnológico como as criptomoedas ou os NFTs definem, cada vez mais, as tendências do mercado económico.

Esta evolução disruptiva das tecnologias assenta em diferentes premissas: na literacia para as criar e usar, na cibersegurança (seja a nível empresarial, institucional ou governamental), na privacidade dos dados recolhidos e no quão democrático pode ser o acesso às mesmas, na legislação que define os direitos e deveres dos/das criadores/as e consumidores/as digitais, nos impactos que a tecnologia tem em contexto geopolítica, entre outros. Esta sessão pretende debruçar-se sobre estes tópicos, conjugando perspetivas críticas e otimistas face ao que o presente e o futuro do metaverso nos reserva. Neste debate irão participar Lino Santos (CNCS), Luís Pisco (DECO), Luís Mestre (Altice) e Luisa Ribeiro Lopes (.PT & INCoDe.2030).

A participação será feita através da plataforma Microsoft Teams, será gratuita e requer inscrição prévia até dia 23 de maio.